O Curso de Direito é coordenado pelo Professor Gustavo Henrique de Almeida. Especialista, Mestre e Doutor em Direito, o Professor Gustavo atua em regime de dedicação integral ao curso.
A Coordenação é a menor unidade da estrutura da FAMIG para todos os efeitos de organização didático-pedagógica. Compete ao Coordenador do Curso de Direito, de acordo com o Regimento e com o Plano de Ação da Coordenação, conforme a normatização interna e externa, dentre outros:
- Orientar, coordenar e controlar todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito de sua Coordenadoria, adotando as providências necessárias para o cumprimento de suas finalidades;
- Convocar e presidir as reuniões da coordenação;
- Supervisionar a observância do regime escolar, o cumprimento dos programas de ensino e execução dos demais planos de trabalho;
- Opinar sobre o processo de seleção para a contratação de docentes para o curso sob sua coordenação.
- Administrar as potencialidades do curso;
- Promover a melhoria contínua do curso;
- Desenvolver a relação entre docentes e discentes;
- Atuar junto aos conselhos superiores;
- Presidir o NDE.
De acordo com este PPC, o coordenador do curso desenvolve funções administrativas e acadêmicas na condução do curso. Desse modo, o coordenador é efetivo gestor tanto do corpo docente quanto dos discentes.
O Coordenador do Curso, prof. Gustavo Henrique de Almeida, atua nessa função há mais de 14 anos, além de ser profissional do Direito com larga atuação, o que lhe permite ter representatividade junto aos professores e aos futuros alunos. Por disposição das normas “interna corporis” o coordenador tem representatividade nos colegiados superiores da IES.
A atuação do Coordenador do curso ocorre por meio de ações adotadas no seu Plano.
Ademais, a atuação da coordenação é pautada por plano de ação documentado e compartilhado, a partir do qual permite-se evidenciar as melhorias do curso ao longo do tempo, o que possibilita, inclusive, a utilização de indicadores de desempenho da coordenação que são disponíveis e públicos, no âmbito da CPA.
A coordenação administra a potencialidade do corpo docente do seu curso, de modo que cada qual possa contribuir para a melhoria contínua.
Por fim, a coordenação atuará favorecendo a integração e a melhoria contínua do curso e dos trabalhos desenvolvidos na IES, sendo claros os seguintes exemplos:
Atendimento de alunos presencialmente e a Distância;
Análises de transferências e obtenção de novo título;
Atas de NDE;
Análise de estrutura dos cursos e disciplinas;
Reunião com representantes da IES e nos órgãos Colegiados;
Treinamento docente;
Análise das provas e trabalhos;
Avaliação das aulas;
Conscientização para o ENADE;
Realização de Congressos e Seminários;
Ações de Responsabilidade Social;
Orientação geral e Conferência do TCC;
Orientação geral e Conferência do Estágio Supervisionado;
Orientação geral e Conferência das Atividades Complementares;
Conferência de lançamento de notas, faltas e conteúdos no sistema;
Disponibilidade e adequação das aulas em face do PPC.