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Extensão

A CESMIG – Centro Superior de Ensino Minas Gerais, entidade mantenedora, realiza diversas atividades por meio de suas mantidas abrangendo as três dimensões fundamentais: ensino, pesquisa e extensão. Assim, reconhece-se a importância de manter um equilíbrio entre essas dimensões e suas relações internas com a sociedade, uma vez que elas devem ser indissociáveis e equilibradas para alcançar os objetivos de formação e engajamento social. Além disso, valoriza-se a abertura à sociedade como um meio de aprimorar as práticas e fortalecer o compromisso com o desenvolvimento comunitário.

Programa de Extensão e Linhas de Trabalhos

Relatórios de Projetos de Extensão Realizados

A seguir, estão listados os relatórios de projetos de extensão realizados a partir do ano de 2014. Esses relatórios destacam as atividades executadas, incluindo projetos, parcerias e iniciativas de extensão, como projetos de impacto social, eventos comunitários e ações de engajamento. Eles evidenciam o papel da instituição na promoção do conhecimento, atendimento às demandas sociais e os resultados alcançados.

Segundo semestre

primeiro semestre

Segundo semestre

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Segundo semestre

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Segundo semestre

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Segundo semestre

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Segundo semestre

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Segundo semestre

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Segundo semestre

primeiro semestre

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Regulamento da Extensão

Concepções das Práticas Extensionistas

As práticas extensionistas fundamentam-se em três concepções ideológicas que se entrecruzam e adquirem materialidade: a abordagem assistencialista, caracterizada pela prestação de serviços à comunidade para atender às demandas sociais; a dimensão transformadora, na qual as relações entre a instituição de ensino e a sociedade são dialógicas e buscam a transformação social; e as demandas provenientes da sociedade, que são consideradas novas expectativas de serviços demandadas pela própria sociedade. Portanto, é essencial compreender a forma que a extensão é realizada, a saber:

Matriz Curricular, o Ensino a Pesquisa e a Extensão

A Extensão deve ser entendida como a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.

Dessa forma, em conformidade com o art. 4º da Resolução 7, de 18 de dezembro de 2018, as atividades de extensão deverão compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos. 

A Produção do Conhecimento, em Articulação Permanente com o Ensino e a Pesquisa

  • Promover a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social.
  • Contribuir para a formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar.
  • Proporcionar a formação de profissionais-cidadãos capacitados a responder, antecipar e criar respostas às questões da sociedade;
  • Produzir mudanças na própria Famig e nos demais setores da sociedade, a partir da construção e aplicação de conhecimentos, bem como por outras atividades acadêmicas e sociais;
  • Promover a articulação entre ensino/extensão/pesquisa, conforme o processo pedagógico interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico.

Objetivos da Extensão

  • Contribuir para a formação integral do estudante, estimulando sua formação como cidadão crítico e responsável;
  • Estabelecer o diálogo construtivo e transformador com os demais setores da sociedade brasileira e internacional, respeitando e promovendo a interculturalidade;
  • Promover iniciativas que expressem o compromisso social das instituições de ensino superior com todas as áreas, em especial, as de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, e trabalho, em consonância com as políticas ligadas às diretrizes para a educação ambiental, educação étnico-racial, direitos humanos e educação indígena;
  • Promover a reflexão ética quanto à dimensão social do ensino e da pesquisa;
  • Incentivar à atuação da comunidade acadêmica e técnica na contribuição ao enfrentamento das questões da sociedade brasileira, inclusive por meio do desenvolvimento econômico, social e cultural;
  • Apoiar os princípios éticos que expressem o compromisso social de cada estabelecimento superior de educação;
  • Atuar na produção e na construção de conhecimentos, atualizados e coerentes, voltados para o desenvolvimento social, equitativo, sustentável, com a realidade brasileira.

Propostas de Práticas Extensionistas

  •  
  • Realização de Programas, Projetos, Cursos, Oficinas, Eventos e Prestação de Serviços, sempre com o escopo de:
  • Criar programas visando à capacitação profissional.
  • Prestar de consultoria ou assessoria a instituições públicas ou privadas.
  • Atender à comunidade através da prestação de serviços gratuitos, por meio de setores específicos.
  • Promover os direitos humanos, a educação das relações étnico-raciais, para o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena, acessibilidade, proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista, de políticas de educação ambiental e do desenvolvimento nacional sustentável.
  • Fomentar o desenvolvimento cultural.
  • Produzir ações comunitárias para integração dos cursos com a comunidade e proporcionar a necessária inclusão.
  • Prestar serviços às comunidades carentes na região metropolitana de Belo Horizonte.
  • Desenvolver ações internas e externas com a finalidade de permitir a inclusão social.
  • Realizar de seminários de atualização em suas áreas de competência.
  • Realizar cursos de extensão, envolvendo temas atuais, de interesse e necessidade das comunidades externa e interna.
  • Promover convênios com diversas instituições.
  • Realizar encontros envolvendo categorias específicas.
  • Realizar serviços de intermediação de oportunidades de estágio para estudantes da Instituição.
  • Participar em iniciativas de natureza cultural, artística e científica.
  • Estimular e pesquisas em torno de aspectos da realidade local ou regional.
  • Publicar de trabalhos de interesse cultural ou científico e divulgação de conhecimentos e técnicas de trabalho.
  • Estimular à articulação da extensão com o ensino visando integrar, sempre que possível, o saber acadêmico com a realidade.

Estratégias de Ação para a Realização da Prática Extensionista

  • Realizar avaliação diagnóstica da realidade social;
  • Identificar as ações de extensão por meio de organização de fóruns, seminários e oficinas que retratem seus resultados e envolvam toda a comunidade acadêmica;
  • Implantar uma política de ações de extensão com o objetivo de transformação social;
  • Identificar as lideranças políticas, sindicais e civis por meio do contato direto com a população e os meios de comunicação para ajustar melhor os programas de extensão às necessidades locais;
  • Identificar a capacidade extensionista das Coordenações de Curso por meio da produção e dos resultados das ações junto à sociedade;
  • Incentivar o corpo docente e discente a promover a extensão em projetos que atendam às necessidades prioritárias da sociedade; e
  • Agregar a extensão aos campos desenvolvidos nos estágios e pesquisas por meio da permuta de conhecimentos e vivências dos indivíduos, visando à transformação do sujeito e da sociedade.